Por onde Caminharemos
A Escola Villa Criar nasce do encontro de educadoras com mais de vinte anos de experiência, que resolvem se unir para dar vida a um projeto educacional.
Reunindo as ideias de uma VILA como um lugar aconchegante e coletivo, o desejo é que as outras pessoas venham se juntar a nós para CRIAR, investigar, brincar e transformar. Nesse sentido, caminharemos no intuito de construir ideias e ações voltadas para a humanidade, natureza e cultura.
Nosso projeto pedagógico contempla a experienciação como aporte de tudo, pois sabemos a diferença da jornada de aprendizado quando a criança faz parte deste processo, fomentando os saberes;
Estimulamos a imaginação, o criar, a vivência de experiências lúdicas, o fazer e acima de tudo, o aprender brincando. Cada dia é uma oportunidade de criar novas memórias, viver experiências únicas e recheadas de aprendizados significativos.
Educação Infantil
Do Grupo 1 ao Grupo 5
Fundamental Anos Iniciais
Do 1º Ano ao 3º Ano
Turno Integral
Projeto Casa Verde
Socioemocional
Defendemos que a formação Socioemocional faz com que as crianças se cerquem de aprendizagens embasadas nos valores da nossa proposta pedagógica de valorização e respeito à infância, com afetividade, considerando a diversidade e as relações cotidianas.
Para tanto, o Projeto Fios e Tramas, traz a importância de dialogarmos acerca de conteúdos pertencentes ao desenvolvimento infantil e onde convidamos profissionais especialistas para discutirem temas com as crianças e as famílias, de cunhos socioemocionais e educacionais.
São temas relevantes na socialização, no aprendizado e na vida de toda comunidade escolar, sempre escolhidos pelas demandas cotidianas vivenciadas ou de interesse das famílias. Um olhar empático com toda a comunidade escolar, visando o desenvolvimento infantil, além da aproximação das famílias com a escola.
Na construção do saber a arte de ser criança é CRIAR
A Educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Para tanto é preciso que a criança seja estimulada para potencializar a sua capacidade intelectual através da experimentação sensorial, manipulação de materiais com e sem sons, texturas, cores, formas e tamanhos, pois os materiais também são uma forma de linguagem. A criança aprende com os seus pares através da linguagem mais genuína, que é o brincar.
Cultura • Autoria • Diversidade •
Construção Coletiva • Afetividade • Arte • Aprender • Construir
Compreendemos a concepção de infância numa perspectiva de respeito, formas de aprendizagem e fomentar a cultura da infância dentro e fora do espaço escolar. A pedagogia de projetos serve de suporte metodológico com intencionalidade que possibilita a investigação sobre determinado tema, a problematização, questionamentos, coletas de pesquisas, entre outros.
O intuito é colocar a criança no centro desse processo, legitimando os saberes através de suas experiências, agregando um saber com sentido.
A construção do conhecimento acontece através do estímulo a aprendizes autônomos e pensadores inquisitivos. Colocando o educador como facilitador do processo de educação e cada criança como foco da jornada educacional.
Construindo pontes, criando laços e fortalecendo vínculos.
Um pouco da Villa…
Estudos
- Práticas de Leitura e Escrita
- Inglês
- Linguagem Oral e Práticas
- Linguagem Matemática
- Linguagem das Ciências
- Linguagens Multimídias
Socioambiental
- Educação Ambiental
- Horticultura
- Jardinagem
- Minizoo
- Cozinha Experimental
- Dia da Família
Arte e Cultura
- Linguagens Artísticas
- Oficina Literária
- Oficina de Arte
- Dia da Boa Música
- Linguagem Musical
- Linguagem Corporal
Esportes
- Capoeira e Judô
- Futsal
- Ballet Criativo
- Pilates
- Yoga para Crianças
- Iniciação Esportiva
Centro de Estudos da Villa
Espaço de reflexão para educadores e pais, com discussões, palestras e trocas de conhecimento acerca do cotidiano escolar, bem como, assuntos pertinentes e pertencentes à infância.
Turno Integral
Projeto Casa Verde
O cotidiano é habitado por experiências que entrelaçam campos de conhecimento e múltiplas linguagens a exemplo da arquitetura, horta, jardinagem, culinária, música, cinema, dança, meditação e relaxamento, inglês, filosofia, fotografia e teatro.